Em uma live publicada no Facebook, na noite desta terça-feira, o governador Eduardo Leite anunciou que um novo decreto será publicado na manhã de quarta. Nele ficará determinado que o comércio em todo o território estadual deverá permanecer fechado até, pelo menos, 15 de abril. Leite também afirmou a suspensão de aulas na rede do Estado até o dia 30 de abril.
Para preparar Hospital Regional a tempo, unidade terá equipamentos de clínica desativada
O governador também afirmou que a indústria e a construção civil deverão seguir. Leite acredita que com a suspensão de aulas e do comércio, a circulação de pessoas já ficará menor. Os serviços considerados essenciais também seguem em funcionamento.
Sobe para 305 casos confirmados de coronavírus no Rio Grande do Sul
Ele também afirmou que o feriado de Páscoa não deve ser considerado como "férias", ou seja, as pessoas devem permanecer em isolamento social durante esse período.
A prefeitura de Santa Maria afirmou que aguarda a publicação do decreto para se manifestar.
Já Marli Rigo, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Maria e vice-presidente da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV), disse que foi pega de surpresa com o novo decreto, mas que a entidade irá seguir todas as determinações do governo do Estado.
- Com toda a tranquilidade, posso me posicionar que vamos respeitar as normas. As empresas vão continuar com as equipes em férias. Se a saúde da população realmente está em primeiro lugar, a gente não pode ficar contra. Precisamos pensar na coletividade - disse Marli.
Assista a transmissão: